Conversão verdadeira

Version English

AUDIO- Download

Acreditamos que as pessoas mudam, por isso somos pastores, por isso existe igreja, por isso existe célula, porque cremos que as pessoas podem mudar. Nós somos dos que crêe. Fé e amor estão diretamente relacionados. Vamos falar disso adiante.

Parte da inspiração dessa palavra, veio de uma visita feita a uma irmã , que começou a nossa conversa trazendo inúmeros problemas que o marido dela tem, já que ele é descrente, não é convertido. Em um certo momento da conversa eu disse que realmente acreditava que o marido dela tinha alguns defeitos porém, eu perguntei pra ela, se ela acreditava que também deveria mudar em algumas coisas em sua vida. E imediatamente ela me disse: “claro pastor, eu tenho um monte de defeitos. Acredito que eu preciso mudar”. Assim eu a questionei o motivo que ela acreditava que deveria mudar, qual era a motivação que ela tinha pra ser mudada. A sua resposta foi “porque eu sou crente, porque eu sou uma mulher de Deus, e como mulher de Deus eu acredito que eu não posso ser a mesma pessoa, eu não posso ser uma pessoa normal.” Obviamente eu fechei meu assunto com ela, dizendo que ela tem o Espírito Santo dentro dela pra fazer esse trabalho de convecimento interior, mas ela não pode esperar que o marido dela seja transformado enquanto ele não tiver o Espirito Santo. Mas o que me chamou a atenção e que quem é crente de verdade, quem nasceu de novo sempre  deseja mudança. Sabe que precisa mudar.

 Muitas vezes gastamos tempo demais tentando adaptar as pessoas a uma aparência cristã, quando na verdade elas não tiveram a primeira experiência, a experiência da conversão genuína.

Relevant Magazine traduziu algumas importantes afirmações de um dos maiores e mais importantes evangelista da história:  Billy Graham. O título da matéria era : Frases que moldaram o cristianismo americano. Li as frases e reconhecendo quem as pronunciou percebi que as mesmas  expressam exatamente o que é esperado de um verdadeiro cristão convertido.

1. “Ser um cristão é mais do que uma conversão imediata e instantânea, é um processo diário, onde o crescimento acontece dia a dia pra nos levarmos a sermos parecidos com Jesus.”

Em 2 Coríntios 5.17,

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

entendemos que conversão acontece uma única vez e de uma vez so, conversão é você morrer pro velho e nascer pra Cristo, pro novo. É verdade que conversão, regeneração e as coisas novas acontecem em um único momento. Mas também é verdade que você não pode parar no Novo Nascimento, parar no momento do seu Novo Nascimento. Mas você entender que agora você precisa buscar ser semelhante a Cristo.

Durante o meu tempo de faculdade eu levei um jovem, colega de sala para participar do nosso encontro, nosso impacto no Brasil. Esse jovem, aparentemente, teve uma experiência muito forte, em que ele dizia-se então nascido de novo. E tirei alguma semanas pra conversar com ele sobre Deus, sobre santidade, sobre crescimento e de repente a nossa conversa  desviava para questões muito básicas do tipo: Será que Deus existe mesmo? Será que não é uma questão tudo de manipulação mental? Será que essa questão de religião,fé, não é só uma fuga de onde o conhecimento ainda não conseguiu preencher? Então me lembro de insitir com ele, dizer que ele precisava era ter sede de Deus de todo coração que assim iria descobrir a verdade. Comecei a  perceber que ele resistia e acabou se afastando de mim. Fiquei muito em crise, fiquei muito chateado. Fiquei me questionando o que poderia ter acontecido. Ele tinha passado por uma experiência tremenda no encontro, contudo começou a ficar resiliente, distante. Me lembro o Espirito Santo falar claramente no meu coração, que um recém nascido, quando é de fato recém nascido, não precisamos ensinar pra ele como deve sugar o leite, aprender a mamar, ele aprende naturalemtne a buscar o alimento. Quem nasce de novo naturalmente quer crescer, há um instinto natural de quem nasce de novo a buscar mais de Deus. É claro que se você não proteger um recém nascido ele pode morrer, mas é natural de um recém nascido buscar mais de Deus.

Pra falar a verdade, só pode ter duas possibilidades. A primeira é que  não houve um novo nascimento e assim não há fome de Deus.

A segunda possibilidade é que a pessoa está  espiritualmente muito doente. Quando nos encontramos enfermos e estamos com febre não temos vontade de nos alimentar, a doença nos engana. Uma pessoa doente, normalmente perde a fome. Logo, ou você está  extremamente doente ou você não nasceu de novo, mas é um fato, aqueles que estão em Cristo são nova criatura.

A minha intenção aqui não é parecer filósofo , mas a verdade é: o Céu é uma grande conquista, mas a jornada até ele é que conta. Não é só o inicio, mas a jornada para final.

Paulo, dá um conselho em Filipenses 2:12

Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;

A expressão americana é “workout”, usado para desenvolver a vossa salvação com temor e tremor. Então precisamos entender algumas coisas.

Salvação não é obra de ninguém, é obra de Deus exclusivamente.

Uma vez que Ele lhe deu esse presente, a bíblia nos fala para “workout”, desenvolver, trabalhar na sua salvação a tornando forte. É como se dizesse “fortaleça a musculatura da sua salvação”. Por isso gosto tanto dessa expressão no inglês, porque traduz bem  o que devemos fazer, que é exercitar a salvação.

O texto também  nos fala que você é o único responsável em trabalhar a sua salvação. Não existe personal trainer, para fazer  por você ou com você. Cada um desenvolve a sua própria salvação. Logo sabemos que não tem pastor, não tem amigo, não tem discipulador ou mesmo líder e apóstolo que possa fazer isso por você.

Lembre-se também  que a salvação foi dada e não conquistada, foi dada por Deus e por isso a exortação de desnvolve-la com temor e tremor. Chegue com ousadia perante o trono da graça,

Hebreus 4:16

Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

 E lembre-se que você é responsável por se tornar uma pessoa melhor, um marido melhor, uma esposa melhor, um filho melhor. Portanto seja humilde, seja gentil.

Eu falava com um jovem essa semana, e ele querendo usar de um exto de 1 Coríntios 5:11

Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.

dizendo que a palavra nos diz que se o seu irmão que anda como gentil, se ele é beberrão, se ele é adultero, se ele é mentiroso e se diz que é irmão com esse nem se associai. Logo, ele falou pra mim que o pai dele se diz cristão, mas continua agindo como um gentil, bebendo, tendo problemas com alcoolismo, então agora ele nem almoça mais com o pai dele, nem vai nas reuniões familiares. Bem eu conheço o pai dele e sei que de fato é verdade, sei que ele não nasceu de novo, que não tem a conversão genuína. Interessante, que esse jovem, mesmo nasceno de novo, mesmo tendo se convertido, ele não tem se tornado um filho melhor, não se tornou uma pessoa melhor. Tem algo estranho com essa conversão, porque conversão genuína nos impulsiona a querer mudar, a sermos melhores.

2- “O problema não está em pessoas que possuem riquezas, mas o problema começa quando as riquezas possuem as pessoas”.

 Um irmão me perguntou se eu achava correto os jovens da nossa igreja querer serem ricos. Eu, como pastor, gostaria de ter uma igreja cheia de pessoas ricas, porém sei que alguns irmãos que são ricos acreditam que ficaram ricos por seu esforço próprio ou resultado de seu próprio trabalho, eles não serão fiéis , não serão benção para o reino de Deus. Mas aqueles irmãos que entendem que tudo que eles têm  foi dado pelo Senhor conseguem manter o seu coração na fonte de todas as riquezas que é Deus.

 O verdadeiro cristianismo, imediatamente sabe que as suas finaças serão alterdas por causa da conversão. Nasce uma nova prática chamada  generosidade. A verdadeira conversão nos ensina que tudo o que temos vem do Senhor e  é para o senhor. O verdadeiro cristão reloca o seu coração de um tesouro terreno para um tesouro celestial. Logo ele não tem dificuldade nenhuma de desprender das coisas materiais.

1 Timóteo 6:6-10

De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

Há uma grande difere entrea propsperidade e riqueza.

Riqueza é você achar que conquistou todas as coisas que gostaria pra ser feliz.

Prosperidade é você receber em abundância tudo que você precisa para cumprir o propósito de Deus.

Deus tem desejo e prazer na prosperidade, não na riqueza isaolada. Conversão verdadeira nos ensina que o melhor é a prosperidade e não as riquezas.

Provérbios 23.4

Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência.


3- “O topo das montanhas é para momentos de inspiração e uma vista maravilhosa, mas é nos vales que os frutos”

“Conforto e riqueza nunca enriqueceram o mundo, mas as adversidade tem enriquecido a humanidade”.

2 Corintios 1:3-5

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo.

A verdadeira conversão trará  perseguições e sermos muitas vezes mal compreendidos. O verdadeiro crente vai sofrer pressão, pressão que gera poder. Pressão vem para nos fazer frutíferos nos vales.  Pressão vem para crescermos.

2 Timothy 3:12

Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

 Perseguição e ser mal compreendido é inevitável, mas isso é para aqueles que não escolheram isso com as próprias mãos, mas para aqueles que são verdadeiros convertidos, conversão genuína produz perseguição. Isso é um bom medidor da sua realidade de conversão. É claro que eu não estou falando de ser erseguido por decisões erradas. Mas estou falando se você é perseguido porque decidiu buscar o senhor.

4-”  Frequentar a igreja é como colocar  o carvão novamente no fogo, quando estão juntos são como chama acessa, mas quando se separam certamente se apagarão ” 

Portanto não  existe esse tipo de cristianismo isolado, esse tipo de cristianismo-monastério ” não existe isso na bíblia. Aliás  a maior prova que você experimentou a verdadeira conversão é que você continua indo pra igreja. Você não vai por um peso, uma cobrança religiosa, mas você vai porque entende que você que como você tem sido transformado, você acredia que as outras pessoas podem ser transfomradas. Eu continuo acreditando que as pessoas podem ser transformadas, isso vem da verdadeira fé. E essa fé nos leva a acreditar no amor . Amor deve ser praticado entre os imperfeitos, que é a igreja.

Hebrews 10:23-25

Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

Deus é poderoso para mudar a vida das pessoas, cremos também que uns aos outros se fortalece porque  estamos juntos. Vedadeira conversão produz em você verdadeiro envolvimento com a igreja local. Irmãos que diz que tiveram uma conversão genuína e que não querem congregar, não tiveram na verdade um novo nascimento genuíno, uma conversão verdadeira.

5-  “Muitas pessoas querem ter Jesus como parte de suas vidas, até que  presença de Jesus não lhes  custe nada.”

Podem até professar fé em Jesus ou se vincularem a uma igreja, mas essa confissão em Jesus é como uma espécie de  apólice de seguro, aquilo que não usam na pratica, mas se lembram  apenas no dia da morte. Imedindo que sejam verdadeiras discípulas.”

Eu entendo que a verdadeira conversão deve produzir verdadeiros discípulos. Discípulos não precisam ser pressionados para viverem em comunhão, discípulos não precisam ser ameaçados para serem transformados, para entregarem as suas finanças, para serem generosos, não precisam ser convencidos que precisam ser melhores maridos, esposas ou filhos. Não precisam ser ameaçados ou convencidos a evangelizar,  não precisam ter medo de serem julgados pelo sangue das pessoas caírem em suas cabeças, porém  discípulos evangelizam porque discípulos fazem discípulos.

Eles entendem a grande comissão de Mt. 28.19 como privilegio de representar o Rei.

Mateus 28:18-20

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Você não pode fazer discípulo se você não é discípulo, não pode cumprir a grande comissão se não se converteu de verdade.

“O Espirito santo convence as pessoas, Deus é responsável por julga-las e nós  somos responsáveis por ama-las.”

Verdadeiros discípulos entendem e crêem  na mudança das pessoas. A minha pergunta é se você experimentou novo nascimento?