Coríntios: Chamados pela graça

Paulo se converteu bem no inicio da igreja. 3 Viagens missionarias. Atos 18.

Corinto era uma cidade estratégica. A maior era Atenas. Corinto 500 mil habitantes. Era uma cidade litorânea e portuária. La tinha gente de todos os lados do mundo. Era uma cidade promiscua.

Corinto era sinônimo de Liberdade sexual. Afrodite era a deusa da cidade. E a forma de adoração era por meio do sexo. 1000 prostitutas cultuais. Os pais achavam glorioso ter suas filhas escolhidas como sacerdotisas. 500 mil habitantes. sendo que cerca de 2/3 eram escravos.

Paulo ficou 1 ano e 6 meses.

 

1Coríntios 1.1-3

 

1 Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes, 2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: 3 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”

 

Os que servem a Deus devem servir por um chamado de Deus.

Na obra de Deus há chamados e não voluntários. Aqueles que tentam fazer a obra de Deus pela sua força não vai prevalecer. A obra deve ser iniciada por Deus, mantida por Deus e encerrada para Gloria de Deus.

 

Só compaixão não pode ser a motivação. Quem está em cima da rocha não desiste.

Você deve ter uma palavra da parte de Deus.

 

Não há exclusividade no reino de Deus.

 

Na igreja não individualismo . Jesus sempre enviou de 2 em dois. Todo ministério para ser de Deus não pode ser independente.

“… Paulo e … o irmão Sóstenes”.

 

Tiago 4.6   “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

 

Eu não escolho com quem Deus vai me unir.

Esse sóstenes estava em Atos 18.

 

Atos 18.12 “12 Quando, porém, Gálio era procônsul  (gov. de uma provincia romana) da Acaia, levantaram- se os judeus, concordemente, contra Paulo e o levaram ao tribunal, 

 

Atos 18.17,  “Então, todos agarraram Sóstenes, o principal da sinagoga, e o espancavam diante do tribunal; Gálio, todavia, não se incomodava com estas coisas.”

A ótica de Deus .

A visão de fé de Paulo. Ele olhava na ótica de Deus.

 

Divisão, carnais, o filho adulterava com a madastra, irmãos levavam no tribunal , irmãos comiam em templos pagãos, os irmãos se embriagavam na ceia, gostavam de dons e faziam tudo em línguas, batizavam no lugar dos mortos.

 

Santidade Posicional e Disposicional (Experimental).

 

A minha santidade depende de Cristo.

v. 2  “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos,…”

 

Posicional garante a salvação e a disposicional garante o reino.

Efésios 4.13 “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”

 

A visão de Paulo:

1 Coríntios 1.4 “4 Sempre dou graças a [meu] Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus; 5 porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento; 6 assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós, 7 de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, 8 o qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.”

 

A verdade não é o que os homens dizem e nem o que você vê, mas é o que Deus vê e o que Deus fala.

 

Eu só tenho o que eu vejo, pois o que eu vejo eu falo, e palavras são sementes. Paulo sabia ( v11 Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contendas entre vós.) mas resolveu ver na ótica de Deus.

 

Irmãos aprendam esse principio: Tratem uma pessoa com nobreza e a pessoa será se esforçará para se encaixar nesse tratamento.

-Por causa da graça. Aqui é o início da mensagem da cruz.

 

Divisão, o problema de Corinto.

Paulo decide resolver os problemas de Corinto por ordem de prioridade. E ele escolhe a divisão como o assunto mais sério a ser resolvido.

 

1 Coríntios 11.18-19 “Porque, antes de tudo, estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja; e eu, em parte, o creio. 19 Porque até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio.

 

Gênesis 11. 6 “e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.

 

1 Coríntios 1.10 “Rogo- vos,(Imploro) irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais #inteiramente unidos (União e unidade-purê[cozinhar, tirar a casca e amassar juntos]) , na #mesma disposição mental (opinião)e no #mesmo parecer.

 

Os motivos eram preferências pessoais. 4 Partidos : Paulo(ensino, mestre), Pedro (Legalistas, o ritual deve ser sério e tradicional) , Apolo (eloqüência, empolgante) ,  e Cristo (Esse tinham a aparência de misticismo, nova era, arrebatamento…) .

 

É normal ter preferências, mas eu devemos rejeitar as preferências quando nos impedem de caminhar juntos.

 

v13 Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo?

-O que esses homens fizeram que te faz andar em divisão por causa deles? Foi Jesus que respondeu a sua oração e não ele. 

Quem é que manda na sua vida? Você é seguidor de homens ou discípulo de Jesus. Divisão é confusão.

 

A solução : a mensagem da cruz.

A mensagem da cruz não será anulada pela eloqüência humana.

v22 “Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria;”

O mundo afirma que se o homem tiver

Ciência : técnica, tecnologia… (Gregos)

Educação: civilizado, falar bem, historia, mas não muda ninguém. (Gregos)

Religião: na Alemanha e na Inglaterra os sacerdotes são como funcionários públicos, pois o governo acredita na importância da religião na sociedade. (Judeus)

 

Cristianismo é coisa de pescadores, fazedores de tendas, gente simples  e não de Aristoteles, Sócrates.  Deus escolheu os simples. Deus escolheu os fracos. Deus escolheu os humildes e desprezadas. O alvo é declarado na palavra:

 

“29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.”

 

Aqui temos um perigo iminente: podemos passar a pensar que somos alguma coisa e nesse dia deixamos de ser usados.

 

v. 30-31 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, 31 para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie- se no Senhor.

Leave a Reply